domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tipos de sistema de informação

Sistema Hospitalar

Internação

O sistema realiza o cadastro único do paciente com dispositivos que alertam sobre a duplicidade da informação, para buscas rápidas por nome, data de nascimento e nome dos pais. Também deve propiciar facilidade, segurança e rapidez, na alocação de leitos podendo conter a planta física (layout) do hospital na tela do computador e permitindo que toda a movimentação de paciente seja feita de forma visual. Deve gerenciar visualmente a ocupação do hospital, permitindo ao administrador

saber, em tempo real, qual é a ocupação efetiva do mesmo, quais leitos estão em manutenção ou em limpeza. Além de permitir a integração com os setores de farmácia e faturamento com os quais tem ligação.

Time de Futebol

Estratégia

A estratégia, adaptada para o futebol de robôs, tem como base a técnica de campos potenciais (Faria and Romero, 2004). Nesta técnica, os robôs se movimentam como se existissem forcas

atuando sobre cada um deles.

A forca de atração, gerada pela bola, possui

o mesmo modulo, independente da distância entre

a bola e o jogador. Desta forma, a bola sempre

atrairá o jogador. O campo potencial gerado pela

bola.

Cada jogador exerce uma força repulsiva, em

relação aos demais. Essa forca faz com que não

ocorram colisões entre os jogadores. A forca gerada

por cada jogador _e inversamente proporcional

ao quadrado da distância.

Tais características permitem modelar comportamentos

mais complexos, como os exigidos em velocidade desejada seja mantida.

Sistema Reprodutivo

Sistema Genital Feminino

Vulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris).

Sistema Digestivo

Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.

Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca.

Boca

A maioria dos mamíferos mastiga o alimento antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuição, umidificação e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (amilase e ptialina), estas sendo responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose. Nesta fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais presentes nesta última neutralizam a possível acidez do alimento.

Sistema de Sustentação do Corpo

Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.

O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:

1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.

2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

Sistema de Transporte

Metrô

O metrô (metro ou metropolitano em Portugal) é utilizado quando os ônibus ou bondes não atendem de modo eficiente a demanda de transporte de passageiros em certas rotas da cidade. Isto acontece quando os passageiros precisam percorrer longas distâncias ou se as rotas de ônibus/bondes ficam frequentemente congestionadas.

O metrô é alimentado por eletricidade, e é totalmente separado de espaços de acesso público, como ruas, estradas, ferrovias, parques e outros. O metrô pode rodar em túneis abaixo do solo, em terra (quase sempre separada de outras áreas através de cercas) ou no ar, suspensas através de pilares. Os passageiros embarcam em estações construídas ao longo da linha de metrô.

O metrô é um meio de transporte que não implica grandes custos a nível ecológico/ambiental, sendo ideal para o transporte em massa de passageiros. Porém, sua manutenção é muito cara, e só é economicamente viável em rotas de alta densidade. Além disso, ao contrário dos ônibus, as rotas de metrô precisam de ser cuidadosamente planejadas.

Sistema Circulatório

Coração (o centro funcional)

O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.

O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.

Sistema de Saúde

O sistema integrado de gestão racional de cuidados de saúde da PT-ACS

Para apoiar todos os processos essenciais da organização, foi desenvolvido um vasto conjunto de soluções integradas:

Prescrição Racional de Medicamentos
Permite a prescrição electrónica de medicamentos e encontra-se certificada pelo Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF). A PT-ACS foi pioneira na racionalização dos custos com medicamentos (ver caixa), o que teve na organização um enorme impacto estratégico.

Gestão de Correspondência e Gestão do Relacionamento com o Beneficiário
Controla digitalmente (o papel já não circula na PT-ACS!) o fluxo da documentação na organização, associando-a aos processos de negócio. Assegura a gestão de todo o relacionamento com os beneficiários.
Cria, automaticamente, correspondência a partir de modelos predefinidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário